A Teoria das Cores Aplicada Ao Marketing, Marcas e Produtos.
A Natureza é Sábia e Organiza Muito Bem Suas Cores. Muito Podemos Aprender Apenas Observando-a.
A realidade das cores se apresenta diferente para cada ser da natureza, alguns animais têm habilidades especiais para perceber as cores, tais como adaptação a ambientes escuros, visão ampliada mesmo a longas distâncias, no entanto o ser humano se destaca por ter uma capacidade realmente incrível de percepção das cores.
Existem várias pesquisas sobre a quantidade de cores que o olho humano pode detectar, mas cada uma delas aponta para um valor, algumas dizem que são dez milhões (10.000.000) outras sete (7.000.000) milhões, sem um consenso. As definições e descrições sobre nossa capacidade de identificar as cores são simplesmente incríveis. O material disponível sobre este tema, sobre tudo relacionado aos sensores de alta qualidade de imagem que possuímos, chamado aparelho ocular, ou apenas olhos, é extenso. A capacidade da visão humana é uma variável. Por exemplo; para pessoas com alguma deficiência como os daltônicos a realidade das cores; vermelho, azul e verde é alterada. Para um daltônico pode haver variações de como estas cores se apresentam, abaixo uma simulação utilizando um sistema online de como enxerga a pessoa com daltonismo. Vale salientar que o sistema permite escolher o tipo e nível da síndrome.
A figura ao lado foi gerada por um sistema online
Apresenta uma figura que o usuário pode carregar de qualquer cor.
Na sequência solicita a escolha por um tipo de daltonismo.
Por último apresenta como o indivíduo com a síndrome enxergará a figura.
Certamente se uma pessoa possui alguma deficiência sua percepção de cores será alterada, no entanto há pessoas com maior capacidade visual que outras, sem possuir algum tipo de deficiência, sem entrar em detalhes a visão pode ser ainda treinada para a percepção das cores. Outro exemplo interessante: Os bebes podem ouvir de dentro da barriga da mãe, aos quatro meses de gestação, porém sua visão somente irá alcançar boa capacidade, em média aos oito meses de idade. Logo os desenvolvedores de produtos infantis devem refletir se aqueles brinquedinhos vermelhos e amarelos, que nos parecem bem atrativos, têm o mesmo efeito aos olhos dos bebês.
Outra questão bem interessante é a questão anatômica, confortável para a visão. Nossa percepção visual funciona principalmente dando atenção aos objetos que estão no topo de uma tela, primeiro do lado esquerdo, e vai descendo até o rodapé direito, depois disto enxergamos o restante, topo lado direito e por último rodapé esquerdo. Sendo assim os web designers devem ter atenção ao escolher um lugar para a logomarca. E se sua mensagem é o segundo item de prioridade, deve estar ao centro da tela. Claro que não estou falando de uma novidade para os especialistas neste campo, mas dando uma visão geral da importância do tema. Pergunto ao leitor, será coincidência que todos os principais sites e portais, fixam suas logomarcas no topo da tela do lado esquerdo? Até mesmo os profissionais que não possuem este tipo de conhecimento utilizam técnicas naturais de benchmarking.
Para que este artigo fosse produzido, foram necessárias várias pesquisas sobre a capacidade ocular, no entanto não vamos aprofundar nas questões biológicas e sim nas questões psicológicas de reação a percepção das cores.
E para isto é necessário que saibamos que está realidade do Universo das cores é uma variável. E que também o olho humano é um aparelho ou sensor de percepção da luz, mas cada sensor pode interpretar a realidade de uma forma.
O que o olho vê na verdade é a reflexão da luz sobre os objetos. O Objeto que acreditamos ser verde, na verdade tem a capacidade de refletir a cor verde da luz e absorver as demais cores.
A partir deste ponto focarei na teoria das cores propriamente dita. As sensações que as cores causam, e comportamentos possíveis advindos da exposição das cores, mas se o leitor desejar saber mais sobre a capacidade ocular, sugiro pesquisas sobre; anatomia do olho humano.
Agora veremos algumas definições básicas sobre as cores, que são necessárias para continuarmos:
Tipos de cores.
As cores primárias são: O vermelho, azul e amarelo. Destas cores podemos fazer misturas e apresentar novas cores, tais como; verde, laranja e violeta, chamadas de cores secundárias. Cada nova mistura gera uma nova cor, a exemplo da mistura de cores primárias com secundárias que irão gerar as terciárias; Verde Oliva, Turquesa, Celeste, Violeta e Rosa.
O sistema R, G, B
O sistema R,G,B trata-se de uma forma de medição entre as cores básicas; vermelho, verde e azul, representadas por suas iniciais no idioma inglês; Red, Green, Blue.
A quantidade de vermelho, verde e azul pode modificar a cor exposta e visualizada. Este sistema é muito utilizado em computadores, softwares de edição de imagem e gráficas.
Onde o desenvolvimento da cor irá depender da medida matemática que misturamos a mesma. Por exemplo; supondo que iremos colocar em uma recipiente um número de gotas de cada cor, tendo o número máximo de 255 e o mínimo de zero. Vamos imaginar que das três cores, colocássemos 255 gotas de vermelho + 255 gotas de verde e zero gota e azul, o resultado seria exatamente a cor amarela, como segue no quadro abaixo:
Amarelo |
= |
255+ |
255+ |
0 |
(255, 255, 0) |
Outros exemplos:
Caqui |
|
240 |
230 |
140 |
(240, 230, 140) |
Cardo |
|
216 |
191 |
216 |
(216, 191, 216) |
Carmesim |
|
220 |
20 |
60 |
(220, 20, 60) |
Cenoura |
|
237 |
145 |
33 |
(237, 145, 33) |
Ciano |
|
0 |
255 |
255 |
(0, 255, 255) |
Ciano claro |
|
224 |
255 |
255 |
(224, 255, 255) |
Cinza |
|
128 |
128 |
128 |
(128, 128, 128) |
Cinza ardósia |
|
112 |
128 |
144 |
(112, 128, 144) |
É por isto que algumas pessoas podem discutir sobre as cores, umas dizem que é azul outras que é verde, outras que é cinza.
Trata-se de misturas, onde algumas pessoas podem perceber a presença do verde, outras do azul, sem necessariamente estarem erradas mesmo discordando. Isto sem detalharmos a quantidade de luz
sobre os objetos coloridos.
As cores ainda podem ser distinguidas por quentes ou frias:
O leitor já atentou para a coincidência de que toda empresa de fast food, normalmente utiliza as cores, vermelho, laranja e amarelo?
Pois é, não é coincidência. Está mais para uma ordem: “Você está com uma vontade. Coma, Beba e saia. Vá embora.” É como se a cor fosse um verbo imperativo, como nos semáforos. Um semáforo com a cor verde diz, está livre, mas nas cores vermelho e amarelo ele diz, pare ou fique alerta. Percebeu como está imperativa a interpretação da cor, como um verbo?
As cores quentes;
Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde fluorescente, são cores quentes que estimulam a retina, provocam uma reação natural imediata, leva a comunicação direta ao cérebro sobre uma sensação.
As sensações podem ser explicas por diversas ciências, no entanto a profundidade do tema pode retirar o foco da questão, em simplificada descrição posso então dizer que nosso cérebro pode fazer associações entre a cor visualizada e uma sensação por emissões de comunicadores químicos. O corpo recebe estes pequenas emissões químicas produzidas pelo cérebro, como se fossem comunicados dizendo; “reaja da seguinte forma”. Estas reações podem ser positivas, de alegria, fome, sede, mas também podem expressar coisas negativas. Logo os especialistas em comunicação devem estar atentos a que tipo de referências pode estar sugerindo a seu público. A simples palavra; Alegria, em cores vibrantes, quentes pode levar o leitor a referências psicológicas agradáveis, únicas, próprias de suas experiências.
Uma boa dica é saber qual o seu objetivo? Qual é a referência desejada? Para qual público alvo. Associe a sua palavra a uma cor que esteja alinhada com seus objetivos.
Cores Frias:
Cores quentes fazem referência, a fome, sede, vontade, alegria, energia e ao próprio calor. Ai o caro leitor que tem um modelo lógico de raciocinar, pode estar pensando, isto que dizer que cores frias fazem referência à tristeza? Claro que não. Também é um fator variável, irão depender dos objetivos, qual público e referências utilizadas.
O azul, verde e violeta são cores frias e podem ser utilizadas para expressar comunicações positivas, tais como as pinturas de quarto de bebe, que utilizam cores definidas como verde água, tons claros, que expressa calma e tranqüilidade.
O leitor já observou que o “azul marinho”
é uma cor muito utilizada por instituições financeiras?
Será mais uma coincidência? Com exceções é claro!
O azul marinho, expressa seriedade, o que vale muito para comunicar segurança,
já que estas instituições basicamente guardarão o seu dinheiro.
Neste caso a cor fria causa uma sensação positiva,
mas deve ser analisado o público e objetivo.
Outras curiosidades:
Você sabia que marcas populares tendem a utilizar cores mais vivas e marcas mais sofisticadas utilizam cores mais neutras? Isto não é uma regra, é mais uma variável, irá depender do contexto. E sim, é verdade que cores neutras expressam a sensação de sofisticado, diferente das cores chapadas.
Você sabia que o branco em excesso pode causar pânico? Talvez por isto os antigos uniformes de médicos cirurgiões que eram brancos hoje são verde água, azul entre outras variações. Dizem algumas pesquisas que; pessoas que trabalham em regiões gélidas, com muita quantidade de neve, tendem a depressão. Já em regiões quentes, as pessoas tendem ao movimento, comunicam-se mais. A escolha da cor é algo particular, mas certamente há um consenso nas sensações causadas por uma sala toda vermelha, isto deixará seu visitante cansado, logo o excesso de branco também expressará a falta de algo. Já uma cozinha branca é muito bem vista, porque faz referência a limpeza.
Amostra de Sensação e significado das cores:
Amarelo |
Alegria, força, vontade, animo, coragem, Luz |
Vermelho |
Fome, atenção, vigor, vitalidade, sensualidade |
Laranja |
Agitação, sede, fome, calor, quente, dinâmico |
Marrom |
Sólido, imutável, madeira, Pensativo |
Azul marinho |
Seriedade, Firmeza, Segurança, Confiável |
Azul |
Tranqüilidade, Seguro, Calmo, Leve, Celestial |
Verde |
Natural, Firme, Bem Estar, Saudável, equilibrado |
Verde Claro |
Amigável, clareza, carinho, sereno |
Rosa |
Certeza, Tranqüilidade, espiritualidade, respeito |
Violeta |
Intuição, consciência, sentimental, luto, carisma, |
Branco |
Iluminar, limpeza, claro, nítido, verdadeiro, fé |
Cinza |
Garantia, sólido, implacável, certo, estabilidade |
Preto |
Moderno, misterioso, luto, sofisticado |
Observação importante:
O significado das cores é relativo, conforme a cultura, crença, região geográfica e capacidade de visualização de cada indivíduo. A importância das cores é algo particular, e as definições pré-concebidas não são prisões psicológicas, mas possibilidades e variáveis, conforme um contexto geral de percepção psicológica.
A teoria das cores deve ser aplicada ao marketing. Certamente será uma importante ferramenta na comunicação com seu público alvo, desde que administrada corretamente.
Artigo desenvolvido Por; Julimar Falconiere Franca.
MBA em Gestão de Marketing e Comunicação.
Graduado em Sistemas para Internet e Estudante de Psicanálise Clínica.
-Atenção sobre este artigo; Todos os direitos estão reservados aos seus respectivos autores.
Artigo por Julimar Falconiere Franca, imagens disponíveis na web são de seus respectivos criadores.
O desenvolvimento deste artigo não tem relação financeira com nenhuma as marcas exibidas.
Este artigo tem fim didático de forma colaborativa.
Algumas das Fontes para este trabalho estão online:
Sobre a visão dos animais: https://youtu.be/6hYaT4gvjNc
Sobre os tipos de anomalias da visão, simulação no site: www.bit.ly/testedalton
Trabalho de conclusão de curso, tese de Doutorado do Dr.Paulo Roney K.Goulart:
http://www.ufpa.br/ppgtpc/dmdocuments/DOUTORADO/TeseGoulart2009.pdf
Configuração do Software Corel Draw, paleta de cores:
http://www.coreldraw.com/br/pages/items/14700011.html
E-book, livro de Comunicação Visual para Web, pela Unisul:
http://busca.unisul.br/pdf/88286_Vera.pdf
Mais informações, envie um e-mail para:
Julimar Falconiere Franca. Julimar.falconiere@gmail.com
Quais são suas funções e como se interagem?
Neste artigo não darei delimitações frias sobre o que faz cada um destes profissionais, mas irei definir diferenças, semelhanças e interação entre os pares gestores de maneira precisa.
Tradução aproximada; (se você tiver uma tradução melhor nos envie...)
Gestor de Marketing: - Tenho más notícias. Gestor de projetos - o projeto está atrasado. Gestor de marketing; - o projeto o quê?
Gestor de projetos: Foi inevitável. Você altera as especificações de cinco em cinco minutos.
Gestor de marketing: - não exagere. De qualquer forma, aqui está a última revisão do projeto.
Gestor de projetos: Será que nelas estão inclusas as mudanças dos últimos cinco minutos atras?
Gestor de marketing: - sim.
Reflexão:
Aqui na figura de "Not invented here" há uma interação entre os departamentos gestores... que em nossa versão são de Marketing e Projetos.
Certamente o gestor de marketing, têm que fazer mudanças no projeto, conforme as tendências, mudanças do mercado e alterações cambiais,
além das questões políticas e perda do poder de compra de um público. E o gestor de projetos que precisa estar com os prazos bem alinhados está
tentando se adaptar a loucura da programação do seu colega gestor.
Um gestor de projetos como o próprio nome diz, está focado em uma organização direta, precisa estar, caso contrário não irá alcançar o seu objetivo. Diferente de um gerente de marketing que precisa ter atenção com vários eventos multidisciplinares.
O gestor de projeto está empenhado com a sua equipe em busca de um único objetivo.
O gestor de marketing está acompanhando objetivos de equipes diversas, com ou sem relacionamento.
A interação entre estes profissionais está na necessidade do gestor de marketing, ou do gestor de projetos. Ambos podem ser clientes.
Na interação onde o gestor de projetos é o cliente, o gestor de marketing normalmente está envolvido com a responsabilidade de agregar valor ao produto ou serviço desenvolvido.
Na interação onde o gestor de marketing é o cliente, normalmente o gestor de projeto e a ferramenta, pela qual uma programação de marketing será concluída.
Entenda por programação neste caso, um conjunto de eventos, com escopo, execução agendada e muitos projetos dinâmicos relacionados ao plano de marketing.
-O que faz um gestor de projetos em linhas objetivas e uma descrição básica, ele é responsável pela gestão de pessoal especializado. Deverá organizar principalmente prazos, escopo, custos, riscos e stakeholders.
Entenda por Stakeholders todos os colaboradores, clientes, empresas fornecedoras e qualquer participante direto ou indireto de um projeto.
_Prazos; data das entregas que pode ser modular ou completa,
_Escopo; Requisitos documentado e aprovado.
_Custos; aprovação de um orçamento, avaliação das aquisições.
_Riscos; Organização das ações com previsões documentadas para evitar falhas, mas com o planejamento de suas possibilidades.
-O que faz um Gestor de marketing?
Também deverá estar habilitado para lidar com pessoas, em linhas objetivas é responsável por uma visão holística e mercadológica, em uma descrição básica deverá avaliar, projetar e executar ações, que tratam do ponto de venda, do produto, das promoções e da praça.
_Ponto de venda é o estudo da localização do público alvo, onde está o nicho de mercado. Além da necessidade de preparar a força de venda para atender aquele público.
_Produto; a ciência de detectar necessidades, projetar soluções, avaliar resultados e entregá-los ao público consumidor de maneira satisfatória.
_Promoções; são as ações que deixa o produto ou serviço público, acessível, visível no mercado.
_Praça; são as tendências, o estudo do comportamento do consumidor, as avaliações e pesquisas de mercado.
Estas descrições são ordinárias, ou seja, comuns a cada profissional, que deverão agregar valor a estas ações básicas.
Um gestor de projetos deverá ter muito bem definido o momento da entrega do seu trabalho. Podemos dar exemplo de um gestor de projetos de software, que precisa entregar o sistema x, com requisitos e prazos exatos. Data definida.
Da mesma forma o gestor de marketing deverá ter datas e organização de agendas, porém como está lidando com muitos projetos multidisciplinares, deverá ter em mente possibilidades, pois diferente da gestão de projetos, o nível de incertezas é maior, por tratar de um grupo maior de pessoas envolvidas. Vamos exemplificar que; Haja uma mudança cambial, aumento do dólar, queda do poder de compra de um nicho de mercado, tais eventos exigem uma ação dinâmica do gestor.
O que eles têm em comum?
Os objetivos da empresa alinham estes profissionais em uma única direção.
Aliás, a visão e a missão da instituição, deverão ser o norte de todos os departamentos.
Por fim ambas as habilidades são necessárias, seja na gestão de projetos seja na gestão de marketing.
Por Julimar Falconiere Franca.
especialista em Marketing e Comunicação.
artigo: 031
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Empreender é um estado de espírito.
Exige inspiração, dedicação e inovação, ingredientes que são essenciais para alcançar resultados positivos. No entanto, também é preciso conhecimento, persistência e qualidade no atendimento. A primeira coisa é decidir o que fazer. Depois, é necessário planejar e agir. Tirar a ideia do papel.
Alguns empresários insistem em colocar em times opostos a lógica do mercado e a lógica da internet, porém, ambas são complementares, pois a tecnologia também é uma das ferramentas de marketing.
A cada dia as maneiras de comunicação são reinventadas, tornando o mundo digital uma ferramenta lucrativa para todo tipo de negócio. Então, se temos à nossa disposição novos conceitos e novas ferramentas, porque não utilizá-las a serviço do nosso negócio?
É necessário compreender o mundo virtual como ferramenta e extensão da marca no mundo real, para somente então iniciar qualquer ação de marketing digital. Porém, agir em um mundo do qual não se sabe as regras, traz riscos para o negócio.
As pessoas buscam ideias inovadoras em marketing digital, quando estão apenas engatinhando na logística do atendimento ao público. Não tente ser inovador quando suas prateleiras ainda estão com produtos empoeirados, vá limpá-las. Não tente conquistar novos clientes se os atuais estão comprando apenas uma vez e sendo levados pelo concorrente. Descubra os porquês e reconquiste-os. Não tenha funcionários insatisfeitos. Ou seja, só depois de organizar a sua realidade que você deverá inovar no mundo virtual.
Agora sendo mais prático, o primeiro passo em marketing digital é possuir um domínio na internet. Entenda por domínio o nome de um web site. Você não precisa ter um web site de imediato, o domínio pode ser adquirido primeiro para você resguardar o nome desejado. Esta aquisição é chamada de registro e tem normalmente validade de um ano, após esse período, deverá ser renovado. A escolha de um domínio apropriado pode ajudar seu público a encontrá-lo ou até mesmo lembrar-se da sua marca.
Após o registro do nome, é necessário contatar profissionais para desenvolver sua apresentação na internet, ou seja, o seu site. Mas lembre-se, um site tem que ser objetivo. Tenha em mente que; “onde tudo chama atenção, nada comunica”. Depois da construção da identidade visual da sua marca na internet, faça o cadastro do seu endereço no Google para auxiliar o consumidor a encontrar seu telefone e endereço.
Agora você já tem um web site, fez a otimização, cadastrou-se no Google Mapas, têm várias ferramentas de marketing online e seus clientes o encontram na internet. O próximo passo é o treinamento da sua equipe para atender o público digital, que é aquele que você não vê fisicamente, mas que consegue comunicar-se por telefone, e-mail, chat e redes socias.
Então, o terceiro passo são as Redes Sociais (facebook, twitter, whatsapp). Mas não basta ter uma fanpage e não saber as estratégias adequadas para comunicar-se com este público. É necessário que ele admire a sua marca. Você deve providenciar visão positiva da sua empresa.
Entenda que você está sendo avaliado o tempo todo no mundo digital e no real, e se não apresentar comunicações e ações, terá uma página estática, sem movimento, sem ações concretas sobre sua marca As ferramentas do marketing digital são inúmeras: E-zine (revista digital), Games web (jogos para entretenimento do cliente potencial), mailing (e-mail marketing), SEO (otimização de sites e ferramentas de busca), Vídeo Marketing (propaganda em vídeo online), Banner rotativo (imagens da sua marca) e até rádio e TV online. Mas não importa o meio, a regra é a mesma e os seus clientes já sabem: O mais importante é atender as necessidades dos seus clientes. O marketing digital é uma poderosa ferramenta, mas deve ser associado à ações sólidas no mundo real..
Este artigo foi publicado na Revista impressa e também está no link:
http://revistamercadovetornorte.com.br/marketing-digital-para-empreendedores/
E no ISSUU na página 32:
http://issuu.com/revistamercadovetornorte/docs/revista_mercado_ed_07/32
Artigo: 032
ABAIXO O PROJETO DE LIVRO DO SR.ERNANI MARQUES - QUEM É O ANALISTA DE NEGÓCIOS:
Texto participativo de Julimar Falconiere, segue link para visualização, e na sequência link trecho do artigo no portal Código Fonte: